free html templates
Doações

Projetos de apoio para levantamento de recursos

Imprimindo Arte
Nesta oficina, imprimimos artes em camisetas e outros tecidos; mais uma ferramenta para que os projetos do Lar Nefesh sejam concretizados. Também contamos com um design para desenvolvimento de desenhos e personagens.

Bazar
Durante o ano todo são realizados bazares no próprio lar das crianças e também em outros espaços cedidos. Os artigos e objetos vendidos são doados exclusivamente para este fim, para que possamos realizar o levantamento de recursos para os projetos do Programa Nefesh.

Feiras e Congressos
Esta tem sido uma das estratégias utilizadas pela nossa equipe para fazer a entidade conhecida e contatar novos colaboradores.

Livro NEFESH um Sopro de Vida

"A leitura deste livro vai aquecer o seu coração, vai educar os teus olhos para a esperança, vai te encorajar a estender os seus braços em direção dos pequenos braços que se mantem estendidos em tua direção. Nefesh, um sopro de vida em todas as direções! Ziel Machado"

Nefesh, um sopro de vida nasceu de uma pura intenção de compartilhar com as pessoas as histórias de crianças e adolescentes que viveram o drama da violência doméstica e da negligência em lares desmantelados pelos vícios.

Cláudio, o protagonista dessa história real, tinha 13 anos quando saiu de casa e passou a perambular pelas ruas de São Paulo, em fuga da violência do pai e da madrasta. Com fome e frio passou a usar o lança perfume, a cola, a benzina e o haxixe. Uma criança de 13 anos, sem casa, sem pai, nem mãe, na solidão das noites frias encolhia-se em volta do próprio calor e a barriga ronronava, até que adormecia sob os efeitos do entorpecente.

O mundo de Cláudio pareceu caminhar para o abismo quando a vida lhe pregou uma peça e foi parar na FEBEM. Como um garoto sem rumo conseguiria mudar o rumo de sua vida? Essa é uma pergunta respondida a cada página, numa emocionante saga de superação.

Lar Nefesh

Clique nos links abaixo para adquirir o seu

A palavra Nefesh vem do hebraico e significa “sopro de vida”.
Nada mais apropriado, portanto, do que empregá-la para nomear a instituição que, desde sua fundação, sopra suaves ventos de cura sobre as crianças que acolhe, fugitivas da violência doméstica ou das ruas da cidade de São Paulo, geralmente drogadas, famintas e expostas a todo tipo de perigos. 
Este livro empresta o nome e conta a linda história dessa instituição, que se entrelaça com a belíssima saga de seu fundador, Cláudio Pita, ele próprio, um sobrevivente da violência doméstica, das ruas e da FEBEM. 
Impossível permanecer insensível e não ser impactado após a leitura desta fantástica narrativa de superação que, verdadeiramente, muito emociona e inspira...

Autora

Regina Helena Couto Silva é economista com vasta experiência no mercado financeiro. Desde cedo descobriu-se encantada por literatura e, os livros, sempre foram sua paixão. Consultora de Economia, Regina Helena, tem inúmeros textos publicados em periódicos de sua área profissional. “NEFESH, Um Sopro de Vida” é o seu livro de estreia como autora de biografia romanceada. Regina Helena reside em São Paulo, Capital, com o esposo Eliseu e suas duas filhas Victória e Amanda.

Projetos Integrados

Núcleo de Acolhimento para Crianças e Adolescentes

Objetivos deste projeto:

• Acolher em uma casa com cara e jeito de lar, crianças de 0 a 02
• Acolher em uma casa com cara e jeito de lar, crianças de 03 a 12
• Acolher em uma casa com cara e jeito de lar, adolescentes 13 a 18

Os acolhidos chegam com baixa auto-estima nos abrigos. Além de marcas profundas de agressão física, psicológica e emocional, outros sinais podem indicar um caso de maus-tratos como: a criança não brincar, ficar isolada dos amigos, não sorrir, perder o cuidado com a própria aparência (não penteia o cabelo e se veste de qualquer jeito), passa a ser agressiva, sentir sono na escola por não se sentir segura em casa para dormir.

Por estar com olhar atento a esta realidade, o Lar Nefesh desenvolve projetos que procuram atender as necessidades daqueles que vivem em situação de risco comprometendo seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e espiritual. O intuito é oferecer um lar onde obterão um tratamento individualizado conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seus artigos:

Art. 15 - A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
Art. 16 - O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: 
I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; 
II - opinião e expressão; 
III - crença e culto religioso; 
IV - brincar, praticar esportes e divertir-se; 
V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; 
VI - participar da vida política, na forma da lei; 
VII - buscar refúgio, auxílio e orientação. 
Art. 17 - O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. 
Art. 18 - É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. 
Em atendimento à Resolução Conjunta nº 01/09 CNAS/CONANDA, o Lar Nefesh entende que a excepcionalidade do afastamento familiar não os exclui deste convívio, portanto procura garantir a preservação e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, sempre respeitando a autonomia da criança e do adolescente.

Educa – Educação Complementar – Reforço escolar em casa

Objetivos deste projeto:

• Proporcionar reforço escolar para crianças e adolescentes
• Ensinar línguas estrangeiras: inglês, espanhol, francês e outros
• Educação física e esportiva

Regras de Convivência
As regras de convivência são básicas e envolvem direitos e deveres entre os acolhidos no Lar Nefesh conforme regido nos artigos do ECA.

Direitos

Ao respeito mútuo 
À vida 
À saúde 
À educação 
À cultura 
Ao lazer e ao esporte 
À alimentação 
À liberdade 
À família 
À profissionalização 
Ao socorro em primeiro lugar 
A um nome e à uma nacionalidade 
À Cuidados especiais 
À preservação de sua história de vida 
À preservação de sua individualidade

Deveres

Tratar bem a todos 
Não falar palavrão 
Dormir na hora certa 
Cuidar dos seus materiais escolares 
Cuidar dos seus pertences pessoais 
Respeitar a todos os que os cercam 
Respeitar os mais velhos 
Não brigar com os amigos 
Realizar diariamente as atividades de higiene 
(escovar os dentes, tomar banho, etc)

Reforço Escolar
Além dos acolhidos estarem devidamente matriculados em escolas da rede pública e freqüentando as aulas de acordo com o ano letivo, o Lar Nefesh conta com educadores funcionários e voluntários para auxiliá-los nas lições de casa por meio de atividades lúdicas e pedagógicas para facilitar o aprendizado no dia-a-dia. São lições preparadas com livros didáticos, revistas, filmes e outros materiais disponíveis, conforme a capacidade intelectual dos acolhidos.

Lar Nefesh

Histórias Contextualizadas
Por meio de fatos do dia-a-dia e de histórias bíblicas, lições para serem aplicadas em diariamente são aprendidas, ressaltando sempre a ética, o amor, o perdão e o respeito ao próximo. São grupos divididos por faixa etária que desenvolvem juntos atividades que facilitam o desabafo das angústias sofridas por cada acolhido antes do momento do acolhimento; juntos, aprendem a confiar uns nos outros e a lidar com as dificuldades que a vida traz.

Fazendo Arte

Objetivos deste projeto:

• Oferecer aulas de artesanato
• Oferecer aulas de instrumentos musicais
• Oferecer cursos de impressão em camisetas
• Oferecer aulas de desenho artístico

Trabalhos Manuais
Por meio da participação de voluntários, os acolhidos aprendem a confeccionar cartões, artesanatos em E.V.A, imãs de geladeiras para presentear seus amigos e parentes e, dessa forma, aumentarem ainda mais a auto-estima e o desenvolvimento psicossocial. Semanalmente, são elaboradas atividades variadas com os mais diversos tipos de materiais para artes. As crianças aprendem a utilizar cuidadosamente cada tipo de material, entre eles: lápis, caneta, borracha, cadernos, papel para desenho, papel para origami, massa de modelar e outros.  

Apresentação Musical  
Os acolhidos aprendem, por meio de músicas contextualizadas, ritmos e coreografias que estimulam o movimento do corpo e a coordenação motora. Os acolhidos participam de uma classe de música no próprio Lar Nefesh e aprendem a tocar instrumentos musicais. 

Expansão do Universo Cultural

Objetivos deste projeto:

• Proporcionar aulas de informática e internet
• Encaminhar para emprego pelo programa Menor Aprendiz os adolescentes com idade proporcional
• Visitar museus e outras obras culturais
• Visitar parques ecológicos
• Visitar teatros
• Visitar salas de cinema
• Proporcionar a participação dos acolhidos no Lar Nefesh em acampamentos

Aulas de Informática
Semanalmente, os acolhidos aprendem a utilizar e lidar com equipamentos de informática em nossa sala de computação montada com peças doadas pela comunidade. Com a ajuda de um professor voluntário na área da informática, os acolhidos se familiarizam com os equipamentos. Inserindo os acolhidos ao universo digital, eles aprendem a manusear os equipamentos e inclusive realizar manutenção nos mesmos. 

Atividades Externas
Todos os acolhidos participam de acampamentos e passeios (sempre com autorização judicial), com outros de suas idades, ampliando seu universo cultural e seu círculo de amizade. Por meio de parcerias desenvolvidas com empresas, igrejas e grupos de pessoas, mensalmente aqueles que estão abrigados no Lar Nefesh participam de atividades planejadas fora do abrigo, tais como ir aos shoppings, ao cinema, teatro, parque de diversão e outros.

Lar Nefesh

Saúde Integral – Física, Psicológica, Emocional e Espiritual

Objetivos deste projeto:

• Oferecer acompanhamento médico: pediátrico, clínico geral e exames periódicos
• Oferecer acompanhamento odontológico
• Oferecer acompanhamento psicológico
• Oferecer aconselhamento e orientações religiosas 

Acompanhamento Clínico
Periodicamente, todos acolhidos são apresentados a médicos especializados para o tratamento de diversos problemas de saúde originados pela falta de cuidado e negligência dos responsáveis antes do acolhimento. 

Cortes de Cabelo e Cuidados com o Corpo 
Com a ajuda de voluntários e funcionários, os acolhidos aprendem a cuidar de seus corpos com produtos especializados. Assim, eles aprendem a se valorizar e a cuidar de seus objetos pessoais, mantendo sempre elevada a auto-estima.

Alimentação
Com um cardápio balanceado preparado com ajuda de nutricionistas voluntários, os acolhidos aprendem a se alimentar corretamente com todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento físico, realizando três refeições principais e lanches.

Lar Nefesh

Atendimento Odontológico
Sempre que necessário, os acolhidos são atendidos em um consultório odontológico montado nas dependências da Escola de Samba “Unidos de Vila Maria”. Eles recebem tratamento especializado que corrige os problemas causados pela falta de cuidados com a higiene bucal. 

Terapias e Atendimentos Psicológicos 
Todos acolhidos em idade de compreensão dos fatos são atendidos por uma técnica terapeuta, para que possam lidar com as dificuldades da vida e obter ferramentas para vencer as barreiras. São atividades desenvolvidas dentro e fora do abrigo por meio de parcerias firmadas com outras instituições filantrópicas.

Habilita – Prepara a criança ao retorno do Convívio Familiar

Objetivos deste projeto:

• Acompanhar a visita das famílias dos acolhidos no Lar Nefesh
• Orientar a família dos acolhidos sobre os programas sociais do governo (Bolsa-Família, Leve-Leite, Kit-Gás e outros)
• Proporcionar participação da família em atividades especiais no no Lar Nefesh (convocações escores, acompanhamento médico e outros)
• Acompanhar as famílias fora do Núcleo de Acolhimento Nefesh durante o período de acolhimento da criança ou do adolescente
• Acompanhar as famílias dos que foram acolhidos e já retornaram aos seus lares
• Proporcionar o fortalecimento dos vínculos familiares entre os acolhidos seus familiares

Família e Comunidade
Os familiares são atendidos semanalmente para orientações e encaminhamentos quando necessário a Centro de Tratamentos Antidrogas, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Assistência Jurídica, Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, entre outros tantos encaminhamentos e orientações que se fizerem necessários. 

Justificativa do LAR NEFESH

O Lar Nefesh tem desenvolvido várias atividades psicopedagógicas com as crianças alcançadas. São crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses de idade de ambos os sexos, que estavam vivendo em situação de risco social junto a seus responsáveis.
O trabalho realizado pela diretoria desta instituição é totalmente voluntário e gratuito, não acarretando custos para o Serviço de Acolhimento.
Hoje o projeto está localizado na zona norte do município de São Paulo e, conforme dados da subprefeitura de Vila Maria – Guilherme, é composta por três distritos, que somados representam uma área de 26,4 Km2 e habitada por mais de 302 mil pessoas. É uma região onde há vários equipamentos sociais próximos ao abrigo.
No Brasil, a cada ano que passa há um número crescente de violência doméstica e abuso sexual contra crianças e adolescentes, conforme podemos verificar nas estatísticas. Em São Paulo, os casos de violência contra crianças e adolescentes já ocupam o terceiro lugar na lista do Disque-Denúncia. Em mais de 70% das denúncias, quem maltrata é alguém da família. Por isso, uma das primeiras providências que a Justiça toma é afastar a criança de casa e encaminhá-la para um abrigo.

Área de abrangência:
Bairro Pq. Novo Mundo, zona norte – São Paulo.

Nº de beneficiários diretos:
18 acolhidos (considerando a dinâmica dos processos, pode-se considerar esse número básico, podendo até dobrar, uma vez que, anualmente, por vezes, são atendidas mais que 18 crianças e adolescentes).

Nº de beneficiários indiretos:
90 (considerando a dinâmica dos processos, pode-se considerar esse número básico, podendo até dobrar, uma vez que, anualmente, por vezes, são atendidas mais que 18 crianças e adolescentes).

Metodologia ou Fluxo de Atendimento
O desafio deste projeto consiste em atender crianças e adolescentes de forma planejada por meio de ações que promovam, ao mesmo tempo, seu crescimento e desenvolvimento físico, emocional e social, o resgate de sua auto-estima e sua reinserção à convivência familiar e comunitária. Seu público-alvo são crianças e adolescentes vítimas de maus tratos e violência, encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude ou Conselhos Tutelares.
A metodologia adotada para a execução deste projeto considera dois tipos de racionalidade que precisam estar articulados nas atividades realizadas com os grupos: atividades de rotina, como ir à escola, fazer tarefa, atividades de lazer, atividades de autocuidado; trabalho realizado junto às técnicas, quer seja dentro da instituição como do judiciário.
As atividades desenvolvidas pela equipe técnica com este propósito estão apoiadas nos quatro pilares da educação segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Por isso, constituem as fases do projeto:
• Chegada e recepção ao abrigo (Núcleo de Acolhimento)
• Socialização com os acolhidos que já moram na casa
• Inserção nas atividades de rotina da casa (escola, cuidados pessoais, etc)
• Participação das atividades fora da casa
• Visitas familiares dentro e fora do abrigo
• Visitas de voluntários

Recursos Humanos
QUADRO DE RECURSOS HUMANOS NECESSÁRIOS PARA ATENDER ATÉ 15 CRIANÇAS.

FUNÇÃO:
    DIRETOR
    COORDENADORA
    RECREADORAS
    CUIDADORAS
    COZINHEIRA
    TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DA CASA
    MOTORISTA
    ASSISTÊNCIA SOCIAL
    PSICÓLOGA


ESTE PROJETO É MANTIDO 100% POR DOAÇÕES VOLUNTÁRIAS
PROVINDAS DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS ATÉ O PRESENTE MOMENTO.

Controle e Avaliação
Um dos instrumentos que o próprio ECA estabelece, em seu artigo.

19 § 1o (Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada seis meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei.)

É o Plano Individual de Atendimento que é feito e revisto a cada seis meses. Nele estão contemplada todas as áreas de desenvolvimento da criança e do adolescente.

Outros Projetos

Formação Continuada dos Funcionários:
Visando melhoria e aprimoramento no trabalho com crianças e adolescentes, buscamos (com outros parceiros) garantir treinamento para os funcionários com cursos e palestras.

Reintegração Familiar e Intrafamiliar
Durante e Pós-Abrigamento:

Nosso alvo, restabelecer vínculos, junto a equipe técnica do lar realizando visitas domiciliares periodicamente. 

Lar Nefesh

Apadrinhamento e Datas Especiais:
Conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança e o adolescente devem participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação. Assim, procuramos inseri-los em programações especiais como aniversário do bairro, festas natalinas, páscoa, dia da criança, entre outros. Algumas vezes direcionamos alguns pedidos de apadrinhamento a outras entidades, pois cremos que toda criança deve ter a mesma oportunidade e se alegrar nessas datas festivas.

Lar Nefesh
Endereço

Rua Brasilio Pinto de Almeida, 210
Parque Novo Mundo
São Paulo – SP
02188-080

Telefone

(11) 2631-4813
(11) 2955-0737

WhatsApp
(11) 2631-4813

Outras informações

Próximo ao Hospital Nipo Brasileiro e via Dutra (sentido Rio de Janeiro) 

As imagens das crianças não são divulgadas por estarem sob segredo de justiça.